Se queimou? Veja o que você precisa saber sobre o protetor solar neste verão.

Tom cuidado com o sol. Você mora em um país tropical, lembra? publicado 19 de dezembro de 2017.

traduzido e adaptado de Student Edge

 

Como o tempo está ficando mais quente e nos aproximamos de mais um ensolarado Natal, aqui está um guia de férias sobre o protetor solar, para que não saia da praia vermelho como um tomate.

O que é UV e por que preciso me proteger dele?

Vamos ao que interessa, existem três tipo de raios ultravioleta (ou UV) que chegam do Sol na Terra: UVA, UVB e UVC. Dos três, o UVC é geralmente absorvido pela camada de ozônio (uma das várias razões pela qual a camada de ozônio é importante). Os dois dos quais precisamos nos proteger são o UVA e o UVB. O primeiro causa danos à pele a longo prazo e nos dá rugas e manchas solares. O último é a causa das queimaduras solares.

Como toda exposição à radiação, a radiação UV excessiva também o expõe a uma maior chance de mutações genéticas, o que pode causar câncer de pele. Quando você se bronzeia, as células da sua pele na verdade estão sendo danificadas e simplesmente escurecendo na tentativa de evitar novos danos ao DNA, por essa razão os salões de bronzeamento artificial também não são recomendados. Portanto, sua pele ainda pode ser danificada mesmo que você não tenha uma queimadura.

O que o protetor solar faz?

O protetor solar basicamente fornece uma barreira química ou física que impede que os raios UV alcancem sua pele. Cada um tem um fator de proteção solar específico (FPS) , a forma mais fácil de entender cada número é por quanto tempo vai ajudar a bloquear a luz UV (especificamente o UVB). Por exemplo, um protetor solar com FPS 15 te ajuda a ficar no sol por aproximadamente 150 minutos, o que é 15 vezes mais tempo do que levaria para sua pele arder sem proteção alguma: 10 minutos.
Entretanto, isso não significa que você pode ficar no sol por horas sem reaplicar o protetor solar! O que nos leva a próxima questão…

Com que frequência devemos reaplicar o protetor solar?

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, para garantir que os ingredientes tenham tempo de serem absorvidos pela pele. Depois disso, é recomendável que seja reaplicado a cada uma ou duas horas. Entretanto, isso pode variar dependendo do quanto você está suando e do horário do dia. É importante lembrar que nenhum protetor solar se manterá efetivo por mais de duas horas sem reaplicação, independente de seu FPS, e você deve reaplicá-lo sempre após nadar.

Também: não economize ao passar o protetor solar. Ao aplicar pouco você continuará não tendo toda a proteção que precisa, mesmo que estiver usando um produto com FPS alto.

Mais alguma coisa que eu preciso saber?

Nenhum protetor solar irá bloquear 100% dos raios solares UV, então você continua tendo que ter cuidados no sol.

Se está planejando passar um dia passeando, é importante que busque lugares com sombra, principalmente entre 10 da manhã e 4 da tarde (quando o sol está mais a pino), que você se cubra com roupas, e use chapéu e óculos escuros.

Boa diversão!

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X