#GuiadeCarreira – Quero estudar Direito! O que preciso fazer?

Direito está entre as carreiras mais tradicionais. Veja o que você pode encontrar no curso publicado 4 de julho de 2017.

O curso de Direito é um dos mais populares no país. Por ser uma carreira considerada tradicional, com duração média de 5 anos. Para entender mais sobre a ciência que cuida das normas jurídicas, conversamos com o Dr. Marco Antonio dos Anjos, professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Olha só as dicas que ele tem para você que deseja entrar nesse mundo das leis:

O que o jovem precisa gostar para estudar Direito?

O Direito influencia diretamente a vida das pessoas e está presente em todos os ramos de atividades. Assim, o jovem que se interesse por essa área deve ter satisfação em interceder pelo próximo e gostar de sempre buscar um conhecimento bastante diversificado.

Quais disciplinas e temas ele estudará? 

Em um curso de Direito o aluno rapidamente perceberá que nem sempre existe uma resposta exata para uma questão. O que varia, portanto, é o fundamento que cada jurista usa para basear seu posicionamento. Conceitos de “certo e errado” se tornam bem mais complexos. Em razão disso, o aluno tende a se tornar mais tolerante diante de opiniões contrárias às que defenda. O curso tem um amplo leque de disciplinas. As mais conhecidas entre as pessoas que não são da área jurídica são: Direito Civil, Penal, Trabalhista, Tributário e Constitucional. Há outras também de grande interesse, como o Direito Ambiental, Empresarial, Administrativo, Internacional, Previdenciário e Autoral.

Onde poderá trabalhar, além dos escritórios de advocacia e tribunais?

São muitas as opções. Além da advocacia privada e a magistratura, um curso de Direito dará base para que o profissional possa atuar como promotor de justiça, defensor público, procurador municipal ou estadual, delegado de polícia etc. Uma área nem sempre lembrada pelos estudantes é a da Diplomacia, que pode leva-los a ser um cônsul ou embaixador.

Após formado, esse jovem pode atuar enquanto não adquire o título da OAB? Como funciona esse processo?

A aprovação no exame da OAB é necessária para o exercício da advocacia particular ou pública. Como a área de atuação do profissional é muito ampla há carreiras em que não há essa exigência, como é o caso de um delegado de polícia, professor e diplomata. A partir do sétimo semestre o estudante pode ter a carteira de estagiário da OAB e, quando se aproximar do final do curso, será permitido prestar o exame de ordem. Se for aprovado, tão logo termine o curso poderá começar a trabalhar como advogado.

Qual dica você dá para um jovem que optou pelo curso de Direito nesse momento?

O jovem deve ter consciência que trabalhará em uma área que influencia fortemente a vida das pessoas, pois envolve a liberdade, patrimônio, relações familiares, trabalhistas e muitas outras. Assim, é importante ter satisfação em se dedicar à defesa dos interesses de outras pessoas, aptidão para a conciliação e conhecimento da realidade social.

 

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X