Quais são as fases da vida profissional?

Conheça as fases da vida profissional, elas vão ajudá-lo a se preparar melhor e a compreender em que momento você está publicado 15 de fevereiro de 2017.

Quais são as fases da vida profissional? A vida profissional passa por várias etapas, desde a iniciação conturbada no mercado de trabalho até a conclusão da aposentadoria, existem etapas que todo profissional vai reconhecer ao longo de sua jornada. Em alguns momentos, será melhor procurar por experiências diferentes. Em outros, o melhor será estudar mais. E também vai chegar um dia em que se dedicar exclusivamente ao trabalho será a melhor ideia.

Saber como são essas fases e em que momentos elas vão ocorrer vai ajudá-lo a se preparar melhor e a compreender em que momento você está. Conheça as fases da vida profissional!

Fase das experiências

A fase dos profissionais mais recentes do mercado – pode-se dizer, dos 20 aos 30 anos. É o momento de buscar novas experiências, seja dentro do mercado ou nos seus estudos. É o momento de experimentar várias áreas, e trocar de emprego com alguma frequência nessa época pode ser considerado normal. Mas tome essas decisões com consciência!

Mesmo que você esteja trocando de empregos, não se esqueça de dar o seu melhor em qualquer cargo e qualquer área em que você se encontra. Isso vai ajudá-lo não só a aprender mais, mas a conectá-lo a mais profissionais da área – construir uma rede faz parte dessa fase da vida profissional também.

Fase da prática

Depois de passar por essas experiências, é hora de colocar em prática seus conhecimentos adquiridos. Nesse momento, entre seus 30 e 40 anos, aproximadamente, você já deve ter demarcado seu espaço no mercado de trabalho e já tem uma ideia de para onde quer que sua carreira caminhe. Seu ritmo de trabalho continua com tudo, mas a troca de empregos passa a diminuir – se não parar totalmente.

Essa também é a fase para aprofundar seus conhecimentos teóricos. Invista em cursos, pós-graduações e MBAs. Participe de eventos e congressos de sua área. Mantenha-se informado e atualizado. Isso vai fazer com que você não vire um profissional estagnado e continue sempre à frente.

Fase da consolidação

Depois dos 40 anos, começa a fase da consolidação. Se você conseguiu se planejar e executar com sucesso suas funções nos anos anteriores, é hora de aproveitar tudo o que uma carreira consolidada por oferecer. Mudar de emprego agora já não é mais tão fácil, porque você pode estar com uma carreira completamente construída com base em uma empresa.

Essa também é a fase de começar a pensar no seu futuro e eventuais emergências. Se você perder o emprego agora por conta de alguma queda do mercado, pode ficar mais difícil de conseguir uma boa posição. É hora de poupar dinheiro para despesas como essa – e, se você nunca precisar dele, para usar na sua aposentadoria.

Fase da conclusão

Depois de passar dos cinquenta anos, sua aposentadoria se aproxima! É hora de priorizar o momento em que você pode parar de trabalhar e decidir o que vai fazer com ele. Você pode querer parar de trabalhar totalmente e aproveitar mais seu tempo com sua família. Ou escolher se dedicar a um novo hobby. Ou investir em um negócio para deixar para seus filhos e netos. Seja como for, pense na sua saúde e bem-estar em primeiro lugar!

Independentemente da fase da vida profissional em que você se encontra, sempre revise suas prioridades e saiba o que deve colocar em primeiro lugar. Planejamento e organização são as características de todo profissional de sucesso!

Via Pravaler

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X