#GuiadeCarreira – Pedagogia: o que você pode aprender na graduação

Descubra se Pedagogia é a carreira ideal para você publicado 28 de julho de 2017.

Orientação educacional, administração escolar, coordenação pedagógica: algumas das funções que um pedagogo pode exercer durante a carreira. Para entender mais sobre a área conversamos com o Prof. Dr. Denys Munhoz Marsiglia, Coordenador Acadêmico da Licenciatura em Pedagogia na UNINOVE.

O que precisa gostar para estudar pedagogia?

O apreço e identificação com a profissão docente e com o exercício do magistério desde a infância, sem dúvida, são fatores decisivos em jovens e adultos que ingressam na Licenciatura em Pedagogia. Ademais, a possibilidade cada vez mais atrativa de inserção no mercado de trabalho diante da crescente necessidade de pedagogos corrobora para a crescente demanda deste curso.

Quais habilidades o ambiente universitário desenvolve nesse jovem? 

O ingressante na Licenciatura em Pedagogia é estimulado, desde o início, ao desenvolvimento de habilidades que são fomentadas por um currículo pensado por competências. O itinerário formativo foi cuidadosamente construído de modo a promover a vivência do aluno em todas as modalidades de ensino de sua atuação, incluindo Educação Especial, Libras, Braille, entre outras.

Onde esse jovem pode trabalhar além da carreira tradicional de pedagogo?

A licenciatura em Pedagogia habilita seu egresso ao exercício do magistério na Educação Infantil (berçário, creche e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e ainda para Gestão escolar e do Ensino. Além disso, é crescente a procura de pedagogos para o trabalho em espaços não escolares como Ongs, RH de empresas, etc.

Você pode explicar sobre a influência da coordenadoria pedagógica em toda a estrutura de ensino?

A coordenação acadêmica acompanha o aluno desde o início do curso até sua efetiva conclusão. Presença constante às salas de aulas, em plantões de atendimentos em todos os campi e períodos. O coordenador além de assegurar a implementação do projeto pedagógico do curso pelos professores, acompanha o itinerário formativo dos alunos, dando-lhe assistência integral para suas melhores escolhas e de assistência pedagógica.

Precisa necessariamente gostar de crianças para cursar pedagogia?

É um equívoco acharmos que todos que gostam de crianças serão Pedagogos. O ingresso à Licenciatura em Pedagogia amplia horizontes, promove o trabalho com a diversidade, a possibilidade de transformação social e cultural de seus sujeitos, com as relações entre alunos e seus familiares, a gestão escolar e a supervisão. O professor, como dizia Rubem Alves, não envelhece jamais, portanto: “ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naquele cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”

Pedagogia está totalmente ligada ao desenvolvimento intelectual e social das crianças e adolescentes. Há disciplinas específicas na graduação que o auxilia nessa questão?

Sim, a pedagogia está presente desde a primeira infância até a apropriação da leitura, escrita e da matemática. Sua maturação é acompanhada e assistida pelo pedagogo respeitando seu tempo de aprendizagem. Para esta expertise, o currículo da licenciatura em Pedagogia promove as competências para o exercício da docência subsidiado por módulos de aprendizagens como estudos para infância, berçário e creche escolar, jogos e brinquedos pedagógicos, educação em tempo integral, linguagem e aquisição da escrita, construção do conhecimento lógico matemático, metodologias para o ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, educação especial, libras, braile entre outras. Além disso, nossos alunos contam com amplos recursos pedagógicos que vão desde brinquedotecas, laboratórios de informática, bibliotecas e salas de aulas equipadas com data show e banda larga gratuita a todos alunos. Desta forma, eles se sente seguros para o exercício docente e têm obtido êxitos cada vez mais expressivos em concursos públicos e na rápida inserção no mercado de trabalho.

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X