Os perigos de tomar bebidas energéticas enquanto estuda

Pensando em usar energéticos para virar a noite estudando? Repense. publicado 8 de fevereiro de 2018.

traduzido e adaptado de Student Edge

Nas últimas semanas de 2017, com certeza, muitos de nós estocamos caixas de energéticos para aguentar aquelas semanas finais de provas virando noites estudando.

Se você foi um desses, te daremos alguns motivos para repensar isso em uma próxima vez.

Primeiro, vamos deixar claro o que exatamente é uma bebida energética: são basicamente refrigerantes carregados de estimulantes, como cafeína, suplementos de ervas, como guaraná e ginseng; uma combinação que leva à estimulação física e mental.

E, para te dar uma ideia da popularidade da bebida, espera-se que o mercado global de bebidas energéticas valha U$ 61 bilhões em 2021.

 

Então, por que devemos ser tão cautelosos com as bebidas energéticas?

 

A principal característica de venda das bebidas energéticas é a recarga de adrenalina que dá a quem bebe, e a cafeína é o principal ingrediente que dá isso. O que realmente diferencia bebidas energéticas de refrigerantes, como Coca Cola, é que são feitas com muita (muita) mais cafeína. Na média, uma lata de 375 ml de Coca tem 36,4 mg de cafeína, enquanto a bebida energética Monster’s tem 160 mg de cafeína para cada 473 ml da bebida, e a bebida 5-Hour Energy Shot contém 200 mg em apenas 59 ml.

Para colocar em perspectiva, para adolescentes na faixa de 12 a 18 anos é recomendado que a ingestão de cafeína não ultrapasse 100 mg por dia.Para a maioria dos adultos recomenda-se que a ingestão seja de até 400 mg; entretanto, o International Journal  os Health Sciences (2015) descobriu que o consumo de apenas 200 mg por dia pode causar sintomas de intoxicação por cafeína, incluindo altos níveis de estresse, aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, ansiedade, insônia… e a lista continua.

Mas e os produtos naturais? Bem, guaraná é uma planta brasileira que contém uma alta concentração de cafeína. Mais precisamente, uma grama de guaraná é equivalente a 47 mg de cafeína.

 

Quanto posso beber, então?

 

De forma geral, é recomendado que você evite o uso regular de bebidas energéticas, porque além dos ingredientes já citados, elas também estão repletas de açúcar e não têm nenhum valor nutricional. Elas são, basicamente, apenas calorias vazias. Se ainda assim você precise beber, a nutricionista Katherine Zeratsky, da Mayo Clinic’s, recomenda “para adultos saudáveis não passar de uma por dia”.

São péssimas notícias para aqueles que usam desse recurso nos períodos de exames da faculdade. A boa notícia é que, se você começar a estudar agora, provavelmente não precisará passar noites em claro mais para frente!

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X