O que você sabe sobre o samba?

O samba surgiu no Rio de Janeiro, há 100 anos! publicado 22 de fevereiro de 2017.

Vocês devem estar se perguntando quem foi o inventor do Samba e quem foi o responsável por trazer essa dança ao povo brasileiro. O samba foi trazido ao conhecimento moderno e urbano em 1917 pela gravação de um disco no Rio de Janeiro chamado “Pelo Telefone”.  A autoria foi reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos), porém, sempre houve muita polêmica a esse respeito. Isso porque as composições na época eram feitas coletivamente, os autores eram mantidos anônimos. Com o sucesso do disco, o samba foi propagado pelo país e adotado como identidade nacional em meados de 1930. A verdadeira beleza do samba vem do fato da dança ser uma dança solo, isto é,  realizada apenas por uma pessoa. Vemos que até hoje o samba mais famoso é dançado e conhecido assim. A dança é muito famosa e realizada em Carnavais e festivais pelo Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Se você gosta de ler sobre, saiba mais aqui. 

giphy-23

O samba de hoje, o verdadeiro samba, é fruto de muitos tipos e genêros de danças. Na época, o samba não era considerado como dança de salão. Hoje, isso mudou, dada a importância internacional da dança e o aspecto cultural brasileiro que ela traz aos interessados, ela é considerada uma das mais divertidas danças de salão. Popularmente conhecida como Dança da Gafieira, o samba de salão é considerado uma das danças mais divertidas e aceitas ao redor do globo, e não é pra menos, falar de samba é falar de Brasil.

 giphy-22

O Samba incorporou ao longo dos anos muitos truques que hoje são considerados exclusivos do samba, viradas e acrobacias foram incorporadas com o passar dos anos. A coisa mais importante no samba são os passos rápidos realizados na metade e um quarto de tempo da batida. O balanço e os movimentos oscilantes são muito importantes no samba.

toon-samba

Os passos básicos do samba incluem três passos bem rápidos. O passo é alterado pela elevação do joelho e com o movimento alternado dos pés. No início da dança, o ritmo básico é lento, depois, acrescenta-se um pouco mais de ritmo, acelera-se um pouco mais e assim por diante, depois, volta-se aos movimentos lentos de novo.

giphy-21

Samba de Gafieira

A dança de gafieira é realizada com um parceiro, e é uma das danças latinas mais populares na competição de salão. Muitas danças sul-americanas são misturadas a esta dança. Estes são os passos básicos do samba de gafieira: Passo Básico, Saída Lateral, Tirada ao lado, Cruzado, Gancho, Balanço, Caminhada, Esse (letra “S”), Giro da Dama e Puladinho.

O principal passo no samba de gafieira é o chamado salto, dá um visual espetacular e único para a dança com uma beleza muito nítida. É um passo feito com os joelhos e tornozelos e com o movimentos suave dos pés. O sambista deve praticar bastante porque o movimento precisa parecer sem esforço, feito de maneira despreocupada, semelhante a alguém que pula e dança sobre a água, apreciando os movimentos que faz. Na dança deve parecer que o sambista realmente curte a música e como se a música realmente movesse seu corpo sem nenhum tipo de dor. A dança não pode ser exagerada. Este passo é o mais difícil e o que dá mais trabalho, difícil de aparecer, se exagerado, pode parecer que a pessoa tem dificuldades em dançar. A ação do salto é muito difícil de dominar mas ela tem sua importância.

Via BraziaTV

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X