Fazer network começa no estágio! 8 dicas essenciais para fazê-lo

Aprenda como fazer isso com estas 8 dicas essenciais que trazemos para você! publicado 19 de outubro de 2016.

Fazer network. Está aí uma prática muito importante no universo corporativo.Network é uma palavra da língua inglesa que indica a capacidade de se estabelecer uma rede de contatos profissionais. Entenda essa rede como um suporte em que todos dividem experiências, informações e serviços que sejam de interesse comum.

Parece coisa de gente grande, não é? Saiba que o network deve ser iniciado o quanto antes na vida de um profissional, independentemente de seu nível hierárquico dentro de uma organização. Durante o estágio, você pode conhecer inúmeros profissionais, empresas e oportunidades que serão úteis para sua carreira.

O exercício do networking começa já no estágio! Aprenda como fazer isso com estas 8 dicas essenciais que trazemos para você!

1. Inicie sua rede de contatos

Resultado de imagem para agenda telefonica gif

Por mais que esse seja o seu primeiro estágio, você já deve começar a desenvolver sua rede de contatos durante essa experiência. Além das pessoas que trabalham com você, procure manter uma conexão com outras que fizeram parte de sua vida, como ex-colegas de escola e seus atuais companheiros de faculdade.

2. Deixe a timidez e a vergonha de lado

Resultado de imagem para timidez gif

A timidez e a vergonha não podem ser impeditivos para que você mantenha uma relação profissional com outras pessoas. Para que isso não atrapalhe no seu network, trace estratégias diferentes em relação à abordagem no ambiente de trabalho. Experimente conversar com os colegas de trabalho na sala de café, pergunte sobre a rotina de alguns profissionais e mostre-se interessado.

3. Identifique quem são as suas superconexões

Resultado de imagem para fofoca gif

As superconexões são aquelas pessoas que têm um grande número de contatos. Por meio delas, você conhece uma série de outros profissionais, tanto de dentro quanto de fora da sua área de atuação. Você pode encontrar no seu gestor, por exemplo, uma superconexão. Observe a quantas pessoas novas ele te apresenta durante uma reunião ou visita a clientes.

4. Participe de encontros profissionais

Resultado de imagem para office gif

Tenha sempre uma reserva financeira e esforce-se para participar de encontros profissionais como happy hours, almoços e jantares. Essas ocasiões são fundamentais para que você mantenha proximidade com seus colegas de trabalho e possa também conhecer novos contatos. Esse esforço vale a pena para ajudar a nutrir seu networking.

5. Estabeleça uma base que seja benéfica para todos

Resultado de imagem para conversando gif

Fazer network envolve troca, o que pode significar novos conhecimentos e novas ideias, além de prestígio profissional. Para que a sua rede dê certo, imagine o que você tem a oferecer e o que as pessoas que fazem parte dela têm em contrapartida. Por mais que você esteja no começo da sua carreira, essa moeda de troca passa a se valorizar rapidamente.

6. Não seja um contato vazio

Resultado de imagem para gift gif

Não basta adicionar um contato no seu LinkedIn ou smartphone. Vocês precisam ter uma relação duradoura e com base em confiança mútua. Seja amável, generoso e curioso em suas relações profissionais. Esteja sempre envolvido nas conversas e faça perguntas com entusiasmo. Quem leva essa energia positiva para o networking acaba tendo uma rede de contatos forte e duradoura.

7. Consolide a relação com a troca de favores

Resultado de imagem para dando presente gif

Os favores podem fortalecer os vínculos profissionais, ajudando, inclusive, a criar uma relação entre pessoas que podem não ter nada em comum entre si. Esse costume também contribui para que você se aproxime de colegas com os quais você possa ter algum tipo de problema ou pouca afinidade, por exemplo.

8. Crie o hábito de fazer network

Resultado de imagem para colega de trabalho gif

Fazer network deve se tornar um hábito em sua vida profissional, não uma obrigação. É dessa forma que você consegue estabelecer relações profissionais mais longevas. Mantenha a sua rede de contatos sempre ativa: não deixe para fazer uso dela somente quando você precisar de algo.

Seguindo todas as dicas citadas acima, durante uma troca de estágio, você terá uma lista de contatos que podem te ajudar a se recolocar profissionalmente no mercado.

Aproveite o espaço logo abaixo e deixe o seu comentário. Conte-nos como você está fazendo para nutrir sua rede de contatos. Já colocou em prática o hábito de fazer network?

Via Reachr

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X