E se eu não quiser ir para a universidade após a escola?

Mas e se, no fundo, você sente que a universidade não é o lugar certo para você? Saiba o que você pode fazer em vez disso. publicado 10 de julho de 2018.

via: StudentEdge

A decisão é: o que você vai fazer após o ensino médio chegar ao final?

Ainda que estejamos apenas em julho, antecipar essa escolha pode facilitar as coisas no final do ano.

Talvez você esteja na mesma situação de muitos dos seus colegas, escolhendo qual curso fazer no ensino superior.

Mas e se, no fundo, você sente que a universidade não é o lugar certo para você? Você pode ter aprendido, durante a escola, que o ambiente acadêmico não te agrada ou que um diploma universitário não será tão útil no seu emprego dos sonhos.

Qualquer que seja sua razão por trás da decisão final, saiba que sua escolha é totalmente aceitável, veja o porquê.

  1. Ir para a universidade não deve ser decidido de forma superficial

A universidade é um grande investimento. Muitos estudantes tomam essa decisão quando ainda não estão prontos – emocionalmente e academicamente – o que pode ser a razão para que um em cada três estudantes abandone a graduação antes de pegar o diploma. Se você se sente pressionado ou não está 100% pronto para se comprometer com um curso de 3 ou 4 anos, ir correndo para a universidade pode não ser a melhor decisão. Não se deixe se sentir obrigado a tomar esse passo apenas porque todos o estão fazendo ou porque seus pais querem que faça uma faculdade.Existem muitas alternativas.

2. Existem muitos outros caminhos para escolher

Apenas lembre que a universidade não é sua única opção após o ensino médio. Você tem um número abundante de outras opções, incluindo cursos técnicos, estágios, trabalhos de tempo integral ou parcial, voluntariado, viagens… e a lista continua. Essa lista também é válida para quem não terminou o ensino médio. Saiba que seus caminhos também não são limitados e que há uma grande variedade de oportunidades para você também.

3. Você está criando seu próprio caminho e mostrando independência

Ao tirar uma folga para pensar sobre suas opções, você aprenderá a se tornar totalmente independente. Enquanto a universidade o coloca em um ambiente seguro onde todos estão no mesmo barco que você, ainda acaba sendo uma bolha que o protege do mundo real. Fora da escola você acaba por conhecer um monte de pessoas diferentes e que podem inspirá-lo a experimentar coisas baseado no que você quer e não no que acha que deve querer ( e se isso não der certo, pelo menos você tentou). E com todas essas experiências você pode perceber uma perspectiva do que quer e o que deve fazer para chegar lá.

4. Seja qual for o caminho, você sempre começará por baixo.

Essa é uma dica que recebi de alguém muito próxima a mim: minha mãe. Tive a sorte de ter uma mãe com uma cabeça muito aberta que me permitiu escolher livremente o que queria fazer após terminara  escola. Mas antes ela me deu um conselho: “Uma vez que estiver acabado o ensino médio, você terá que começar por baixo e construir seu caminho para cima. Assim que tiver terminado a universidade você também terá que começar por baixo e construir seu caminho, assim como todo mundo”. Alguns preferem seguir na linha da escolha imediata acreditando estar alguns passos a frente dos outros.

Finalmente, de alguém que terminou o ensino médio para outro que está em vias de terminar: está tudo bem planejar seu futuro a frente. Você estará ocupado a maior parte do tempo, por isso não se perturbe durante o segundo semestre. Aproveite o último ano e boa sorte!

 

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X