Diminua a ansiedade com meditação

Use da meditação para diminuir os sintomas da ansiedade publicado 12 de julho de 2018.

Vivemos em um mundo que nos cobra e pressiona todas horas e todos os dias. Precisamos estar constantemente fazendo alguma coisa: estudando, trabalhando, se exercitando. Esse fluxo intenso de atividades nos deixa agitados, com a cabeça acelerada, sem conseguir parar de pensar e nos preocupar mesmo quando estamos em momentos de descanso. Com isso, muitas pessoas acabam por desenvolver ansiedade, algumas em níveis tão altos que trazem sintomas físicos ou até mesmo progridem para a síndrome do pânico.

A ansiedade é um reflexo do estresse que algumas situações ao nosso redor nos provocam e também consequência de medos e preocupações com o futuro, alimentados por nossa imaginação. Muitas vezes a pessoa ansiosa é assim por não conseguir ter um controle sobre seus pensamentos e não saber lidar com adversidades.

E é aqui que entra a meditação, ela trabalha exatamente no controle dessas emoções e pensamentos. Ao focar em sua respiração e mantras, o praticante afasta o pensamento da obsessão com o problema conseguindo vê-lo de forma mais racional. Isso ajuda a reduzir as consequências negativas para o corpo e mente do estresse psicológico.

Para ficar mais claro a efetividade da meditação como alterativa contra a ansiedade, segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade John Hopkins, a prática ajuda a diminuir os sintomas da ansiedade tanto quanto os antidepressivos usados em outros estudos, conforme afirma o coordenador do projeto, professor Madhav Goyal. Dentre esses sintomas pode-se listar a diminuição do estresse, das dores no corpo e da insônia, além de haver uma melhoria na concentração, no sistema cardiovascular e um reforço do sistema imunológico.

Agora que já sabe dos benefícios, com certeza você está pensando: mas eu não conheço nenhum lugar que ensine a meditar, não sei por onde começar ou eu não tenho tempo. Por isso, listamos abaixo três aplicativos que podem te ajudar a começar a meditar sozinho, em casa e ocupando no máximo meia hora do seu dia.

  1. Prana Breath

Este aplicativo utiliza da técnica Pranayama que foca no controle da respiração. Ele não tem meditações guiadas, mas seu uso é muito intuitivo. Ao escolher entre as opções de respiração (Silenciar a Mente, Relaxar, Acalmar, Energizar, Harmonizar, Anti-estresse, Anti-apetite, Parar de fumar) surge um círculo na tela que, ao iniciar o exercício, indicará os momentos de inspirar, expirar ou segurar a respiração; tudo com uma música relaxante ao fundo.

O aplicativo é gratuito e você pode escolher o nível da prática e a duração do exercício, além de salvar suas atividades, pra mais opções . Está disponível para Android.

2. Medite.se

O intuito deste aplicativo é exatamente servir de introdução à meditação, como você pode ver no site deles. As meditações são divididas em temáticas, então você pode começar pela Introdução, depois ir para práticas avançadas ou exercícios de alinhamentos, mantras ou apenas ouvir músicas para relaxar. A maioria dos exercícios são guiados, o que facilita muito para quem está começando agora.

Seu formato é simples e fácil de mexer. O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

3. Zen

A intenção deste aplicativo é trazer o bem estar a seu usuário. Provavelmente a sugestão com mais opções até aqui, além de ter meditações divididas em temáticas como os anteriores, também tem reflexões, músicas e vídeos de relaxamento e um termômetro de emoções.

O estilo zen já começa em sua formatação, com design simples e fácil de localizar as opções. O aplicativo está disponível para Android e iOS, seu download é gratuito, porém algumas funções são pagas.

 

 

Nós aqui da equipe Brodda já usamos eles e recomendamos. Em alguns é possível fazer de 7 a 10 minutinhos de meditação, quer dizer, dá para encaixar em qualquer momento do dia: no almoço, no transporte, enquanto espera uma reunião ou consulta. Experimente e depois nos conte como foi!

 

 

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