Dicas para manter os alimentos frescos por mais tempo

Aprenda a conservar melhor frutas e vegetais publicado 12 de junho de 2017.

Com o aumento contínuo do preço de frutas e vegetais ninguém quer ter que jogar alimentos estragados fora, pois ninguém quer desperdiçar dinheiro. Por isso, recomendamos que você compre frutas e vegetais nos mercados locais, feiras, especialmente os de fazendeiros, a fim de comprar frutas e os vegetais mais frescos. Reunimos neste artigo algumas dicas de como você pode armazenar e guardar frutas e vegetais para que eles durem o máximo possível.

O quanto eles vão durar vai depender do clima. Sabemos que comercialmente os produtores utilizam de diversas técnicas e substâncias para preservar as frutas e vegetais o máximo possível, o que inclui congelar, gaseificar e revestir com cera. Enquanto isso pode muito bem preservar a aparência da fruta, não adianta muito para preservar os alimentos frescos têm de melhor em termos de benefício a saúde.

1. Escolha frutas e vegetais que durem mais

Muitos lugares por aí permitem que você escolha as frutas e os legumes que você deseja comprar, você pode escolher aquelas que estão prestes a amadurecer ou que ficarão maduras daqui a alguns dias. Pode ser tentador comprar bananas amarelas, mas as verdes (que não estão tão amadurecidas) duram mais tempo e ficarão maduras com o tempo. É claro, você não é obrigado a comprar só banana verde, você pode comprar bananas amarelas se pretende consumi-las logo. O ideal é comprar um pouco de cada. Outras frutas e vegetais que você pode escolher antes de amadurecer podem ser por exemplo abacates, peras, mangas e kiwis.

2. Guardando e armazenando frutas

Frutas moles não duram muito em um ambiente de muita umidade. Guardamos nossas frutas mais moles como se fossem morangos, em uma bandeja selada com plástico envoltas com papel toalha na geladeira. O papel toalha absorve o excesso de umidade estendendo a vida útil das frutas. Maçãs, laranjas, limões e frutas similares podem ser mantidas na fruteira para a família inteira comer. Note que maçãs e algumas outras frutas liberam um gás chamado etileno, que acelera o amadurecimento nos vegetais, portanto evite colocá-las junto com outras frutas.

3. Na próxima festa, compre somente o que precisar

É fácil fazer uma lista de vegetais e frutas que você pode eventualmente precisar, mas planejar essa lista é de suma importância. Planejar as suas refeições é importante para garantir que você compre a quantidade certa de alimentos e inevitavelmente algumas coisas que você estava pensando em comprar ficarão pra lista da próxima compra.

4. Guardando e armazenando vegetais

Alguns vegetais, como batatas e cebolas, podem ser guardados em lugares arejados e secos. No geral, vegetais permanecem frescos se forem mantidos na gaveta de frutas/legumes da sua geladeira. O brócolis deve ser guardado em uma bandeja de plástico coberta de papel toalha para ser capaz de absorver a umidade e preservá-lo ao máximo.

Os alfaces, nós lavamos, secamos, e colocamos numa sacola fácil de abrir e fechar a fim de mantê-lo fresco e pronto para servir sanduíches e saladas. Novamente, colocamos papel toalha na sacola para absorver a umidade e mantê-los crocantes.

Se você não tem planejado suas refeições e os alimentos que compra, então certifique-se de que as frutas e os vegetais que você compra estejam de fácil acesso e à sua vista, assim, quando abrir sua geladeira, você verá o que tem lá e com sorte vai planejar o que precisa usar na próxima refeição. Com um pouco de planejamento, você consumirá os alimentos que estragam primeiro e gerenciará o restante com o passar da semana!

Via Brazia.TV

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X