Dá pra curtir a festa junina sem sair da dieta?

Você não precisa deixar de aproveitar as festas por causada dieta! publicado 28 de junho de 2017.

Pinhão, canjica, curau, quentão, amendoim, arroz doce, bolo de milho, pé-de-moleque: chegou a época das guloseimas juninas e você tentando equilibrar a alimentação. O que fazer agora? Como aproveitar a festa sem entrar na briga com a balança? Esse post vai te ajudar a resolver esse problema.

Segundo especialistas dá sim para curtir tudo, desde que haja equilíbrio e consciência.  Outra dica é adaptar a forma de preparo dos alimentos e, se possível, optar por uma versão mais saudável.

O milho, por exemplo, é uma fonte de carboidratos e fibras, porém, se consumido em excesso ou misturado com açúcar ou leite condensado, pode ser um grande vilão. Confira abaixo alguns pratos típicos da época e como eles devem ser consumidos. E no final, uma super receita de curau light. Aproveite!

Amendoim

 A cada colher de sopa de amendoim, você estará consumindo cerca de 60 calorias, o que é uma quantidade imensa para um punhado tão pequeno.

Além disso, se for frito ou açucarado, o petisco terá uma concentração calórica ainda maior. Por outro lado, o amendoim é muito rico em proteínas (30%), sais minerais (cálcio, fósforo e ferro), óleos e vitaminas dos complexos B e E e antioxidantes.

Milho verde 

Um alimento saudável, rico em fibras e vitaminas e pobre em gorduras. Contudo, evite a manteiga, que acrescenta muitas calorias e pode causar intoxicação alimentar se não estiver armazenada adequadamente.

Quentão

Sabia que cada grama de álcool  contém 7 calorias, enquanto 1 grama de carboidrato contém 4 calorias? Mas se o frio estiver mesmo cortante, substitua a sobremesa por um copinho da bebida e aproveite os benefícios do gengibre, ótimo para uma série de distúrbios, como cólicas, inflamação de garganta, má digestão e bronquite.

Pinhão

Este alimento tão saboroso e típico da região sul do Brasil é rico em carboidratos e em calorias. Se for irresistível, fique com (apenas) 10 unidades, que somam cerca de 200 calorias, e dispense os doces.

Em contrapartida, saiba que a semente da araucária também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas, com destaque especial para a vitamina B1 (tiamina), que ajuda na produção de energia, na oxigenação do cérebro e no funcionamento do sistema nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas com memória e cognição. 

CURAU LIGHT

curau

Mais uma gostosura para curtir sua Festa Junina de forma mais light – Curau Light, com apenas 87 calorias por porção!

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

– 4 espigas de milho verde; 
– 2 xícaras de chá de leite desnatado; 
– 1/2 xícara de chá de água; 
– 1 envelope (12 g) de gelatina em pó sem sabor;  

– 1/2 xícara de chá de adoçante em pó;
– Canela a gosto para polvilhar.

Modo de preparo:

Com uma faca, corte os grãos do milho rente ao sabugo. Após, transfira para o liquidificador, junte o leite e bata até obter uma mistura homogênea. Passe por uma peneira, desprezando o bagaço. Em uma panela, leve o líquido ao fogo, mexendo sempre, por 15 minutos ou até engrossar ligeiramente. Deixe amornar. Em um refratário, polvilhe a água com a gelatina e deixe descansar por 5 minutos. Dissolva no fogo, em banho-maria, e adicione ao creme de milho. Junte o adoçante e misture bem. Transfira para uma travessa ou ramequins pequenos e polvilhe a canela. Espere esfriar, leve à geladeira por 2 horas ou até ficar firme e sirva.

Fonte: NiKi Verdot, do Blog Vida Saudável

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