Conheça a melhor forma de otimizar sua rotina

Você precisará de um certo esforço, mas terá resultado publicado 27 de fevereiro de 2018.

Um novo ano se inicia, novos projetos entram na lista de “a fazer”, passa o carnaval e alguns ainda nem estão perto de sair do papel. Você também passa por isso?

Mudar a rotina e incluir novas atividades as quais não estamos acostumados a fazer pode ser um pouco mais complicado do que parece. Abaixo explicaremos o porquê disso e como você pode mudar certos costumes.

Para ficar mais fácil de entender, exemplificarei com a história de uma conhecida. Marcela quer emagrecer, porém, toda vez que começa uma dieta muito rígida consegue mantê-la por, no máximo, duas semanas. Por que isso acontece?

O primeiro ponto a ser observado são os hábitos dela, a começar por o que chamam de “deixas” que ela tem durante o dia. Por mais que ela mude a composição de suas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) talvez o que atrapalhe a mudança alimentar  se encontra em outros momentos de seu dia. As “deixas” podem ser horários, locais, pessoas ou estados emocionais.

No caso da Marcela, todo dia, por volta das 15 h ela faz um intervalo no trabalho para tomar um café com alguns colegas, junto a bebida acabam sendo consumidos alguns biscoitos também. Neste momento surge uma parte importante do processo do hábito: a recompensa. Esta pausa é como um “presente” por todo o trabalho que Marcela executou até aquele momento.

Esta pequena pausa acaba sabotando a dieta rígida, não trazendo os devidos efeitos, fazendo com que Marcela entenda que não está surtindo efeito e desistindo da mudança antes que se torne um hábito.

Outro ponto seria a dieta muito rígida, ao fazer uma mudança brusca de um momento para outro se torna mais difícil manter a nova alimentação. A recompensa não vem quando a pessoa passa a comer apenas alimentos que não são prazerosos para ela ou uma quantidade muito menor do que está acostumada. Se a meta final da pessoa é perder, por exemplo, 5 kg, ao atingir essa marca não existe mais busca pela recompensa. Porém, se a meta colocada for fazer refeições mais saudáveis e e as mudanças na dieta forem feitas aos poucos, Marcela poderá sentir uma melhora em sua saúde, assim a recompensa estará aqui e não na perda de peso, facilitando que essa nova rotina vire um hábito.

O ciclo contado acima pode ser da mesma forma aplicado a alguém que está tentando acordar mais cedo para estudar ou ir a academia antes do trabalho mas toda noite vai dormir tarde vendo uma série, quem quer criar o hábito da leitura mas a primeira coisa que faz ao chegar em casa é ligar a TV, ou uma pessoa que deseja fazer um novo curso mas ocupa o tempo livre com outras coisas.

O que falamos acima é apenas uma amostra do tema trabalhado no livro “O Poder do Hábito” escrito por Charles Duhigg, mas já deixa bem claro como a rotina e o hábito são importantes nas mudanças que desejamos fazer e como é possível alterar o rumo de nossas vidas. Para continuar aprendendo sobre o assunto você pode comprar agora o livro com até 15% de desconto em nossa parceira Livraria Cultura ou com até 75% de desconto na Estante Virtual.

 

 

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