Como usar as redes sociais para conseguir o primeiro emprego?

Quer saber como as redes sociais podem ajudar na conquista de um primeiro emprego? Saca só essa dicas publicado 23 de novembro de 2016.

Conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa fácil. Os jovens brasileiros sabem bem disso. No entanto, eles têm um ponto muito forte a seu favor: grande habilidade em usar a internet e as redes sociais, espaços que oferecem muitas vantagens na busca por uma colocação profissional. Ficou interessado? Quer saber como as redes sociais podem ajudar na conquista de um primeiro emprego? Saca só essa dicas:

As redes sociais influenciam profissionalmente?

Os brasileiros são líderes mundiais em acesso às redes sociais: passam cerca de 650 horas por mês conectados. Esse interesse é compreensível, uma vez que tais canais possibilitam uma série de interações, inclusive, e principalmente, na área profissional.

As redes sociais são o meio mais democratizado para conseguir contatos profissionais atualmente. Por meio delas, é possível manter proximidade com gerentes, diretores e profissionais da área de recursos humanos de diferentes empresas, além de ter a possibilidade de acompanhar vagas e oportunidades. Em nenhum outro momento existiu a chance de comunicação tão aberta e facilitada para todos os profissionais e para os estudantes.

Entender que as redes sociais são muito mais que um mero entretenimento e, portanto, são capazes de influenciar ou mesmo viabilizar contratações, é uma das chaves para quem deseja conseguir o primeiro emprego. Ao se expor nessas plataformas online, a imagem do profissional que você pretende ser também é evidenciada. Essa será a primeira impressão dos recrutadores. Portanto, é preciso cuidar muito bem do seu perfil digital.

Como se comportar nas redes sociais

Para aproveitar as oportunidades das redes sociais, é preciso manter um comportamento adequado, gerando uma imagem positiva diante daqueles que podem ser os seus futuros gestores. Confira algumas atitudes que são recomendadas:

  • Faça publicações com inteligência: nos seus posts, levante assuntos pertinentes, demonstre sua opinião de forma correta e educada e evite textos vazios. Sempre que possível, publique temas relacionados à sua área de estudos.
  • Evite o excesso de exposição: se você quer construir uma imagem profissional nas redes, evite expor demais a sua vida pessoal. Bom senso é o caminho, tá?
  • Não entre em debates inúteis: é comum ver, nas redes sociais, discussões sem fundamento, que não levam a lugar nenhum e só expõem falta de educação, preconceitos e mal humor. O melhor a fazer é ficar longe desse tipo de postagem.
  • Tenha atenção à maneira com que se expressa: ficar atento à forma e ao que será escrito é essencial. Antes de qualquer postagem, veja se o impacto será positivo ou negativo para a sua imagem como profissional. Além disso, procure escrever corretamente e sem palavrões, por exemplo.

Primeiro emprego

Cada rede social tem a sua própria dinâmica e permite que você se exponha de maneira a conseguir apresentar ideias, gostos e interesses, fazer contatos e se informar sobre estudos e mercado de trabalho. Vamos apresentar três das principais redes e formas para extrair o melhor que elas têm a oferecer na busca por um primeiro emprego.

Facebook: é a rede social com mais usuários no mundo e uma das que oferecem mais recursos para a vida profissional. Entre as boas práticas, podemos destacar: preencher o perfil com nome da sua faculdade e curso; participar de grupos relacionados à sua área de atuação e também à divulgação de vagas, interagindo com os demais usuários; fazer postagens que demonstrem conhecimento e interesse por sua área de estudo; seguir as páginas das empresas para acompanhar a publicação de novas vagas.

facebook dislike like button

Twitter: é aquela rede social do passarinho azul, isso mesmo.  Favorece contato e engajamento entre as pessoas em até 140 caracteres. Diversas empresas e profissionais têm um perfil ativo. Siga os perfis que podem ser interessantes e, conforme houver oportunidade, faça contato e tenha atenção à publicação de novas vagas.

Clara bird twitter shit storm

Instagram: apesar de ser uma rede de imagens e comentários, é possível seguir empresas e profissionais para acompanhar atualizações. Além disso, fazer postagens que demonstrem suas preferências e habilidades é uma forma de atrair o interesse de recrutadores. Por exemplo, se você é bom com fotografia, abuse dessa rede social e utilize-a como um portfólio.

Fran Solo love animation cat loop

Como você viu, as redes sociais são um terreno muito fértil para quem deseja conseguir o primeiro emprego. Há muito o que explorar! Aproveite e utilize-as ao seu favor! Gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Então deixe um comentário compartilhando a sua opinião com a gente!

Via Reachr

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X