Como parar de usar plástico

E ajudar a salvar o planeta publicado 3 de abril de 2018.

traduzido e adaptado via Student Edge

Sacolas plásticas estão indo embora, mas veja mais outros cinco passos para se livrar de vez do plástico.

Em muitos lugares do Brasil, e do mundo, as sacolas plásticas estão sendo banidas ou pelo menos tendo seu uso reduzido. Por exemplo, a partir de 1º de julho de 2018 em alguns estados da Austrália elas serão definitivamente proibidas.

Então isso nos fez pensar: se estamos caminhando para parar de usar essas sacolas, por quê não dar um passo além? Ou até cinco!

No mundo já se produz cerca de 260 milhões de toneladas de plástico por ano. Se isso não é assustador o suficiente, cientistas avisam que se continuarmos jogando lixo fora na velocidade que fazemos atualmente, até 2050 o número de lixo plástico nos oceanos superará o número de peixes.

Então, nós sabemos que plástico é ruim, não é biodegradável, polui o meio ambiente e é perigoso para a vida selvagem e aquática. No entanto, sua versatilidade e praticidade tornou-o uma necessidade inevitável e aparentemente insubstituível em nossa vida cotidiana, admitamos ou não.

Além da reciclagem, o que mais podemos fazer para reduzir a quantidade de plástico que consumimos diariamente?

  1. Mude para uma escova de dentes de bambu

Só na Austrália, mais de 30 milhões de escovas de dentes são usadas e jogadas fora por ano, se equiparando a mil toneladas de escovas desperdiçadas. Por sorte, há várias opções de escovas naturais por aí, como as feitas de bambu que são biodegradáveis e ambientalmente sustentáveis.

 

2. Compre sabão em barra

Ao contrário do sabão líquido, esse não vem em embalagens de plástico! Se você der uma olhada na farmácia local, com certeza haverá várias opções naturais para você. Alguns vem embrulhados em plástico, mas você encontra também os embalados em papel, que são ainda melhores!

 

3. Mate a sede com uma garrafa de vidro

De em quando, todos somos culpados de trocar a tradicional garrafa refil pela conveniência da garrafa plástica descartável. Quebre esse hábito com uma garrafa de vidro estilosa. Coloque um raminho de hortelã e uma fatia de limão , e todos desejarão uma também!

 

4. Descarte o canudinho

Só nos Estados Unidos, 500 milhões de canudinhos plásticos são usados todos os dias, e uma vez jogados fora encontram seu caminho até os aterros ou oceanos, onde causam prejuízos aos animais marinhos (veja essa tartaruga marinha, ameaçada de extinção, tendo um canudo extraído de sua narina). Se você puder troque por canudos de plástico, ou melhor pare de os usar de vez!

 

5. Use bolsas reutilizáveis para seus lanches

Em vez de levar seu sanduíche para escola, ou trabalho, em embalagens plásticas, tente usar lancheiras de vidro ou sacolas de papel. Prometo que você não perceberá a diferença e seu lanche continuará igualmente delicioso!

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X