Como não pirar no TCC?

6 jeitos para você ficar tranquilão e se formar publicado 20 de julho de 2017.

Ah, o TCC, o famoso Trabalho de Conclusão de Curso. Durante um ano vira seu maior companheiro e você só tem o mesmo assunto para informar aos seus amigos e familiares: preciso me formar! Não é uma fase nada fácil, sabemos bem. Mas, dá para deixá-la bem mais tranquila do que parece.

#1 Escolha um tema que goste

Não espere chegar a data final para entrega do tema. Liste uma série de assuntos que você gosta e deseja se aprofundar, que a universidade não deixou compreender mais. O tema que faz o seu coração bater mais rápido, de um jeito sem igual. Ah, e lembre-se: esse tema virará seu maior companheiro durante um ano. Não dá para conviver com algo que não curte, certo?

giphy-14

#2 Faça com as pessoas certas

No final da graduação você já sacou qual é a de cada um, né? Quem faz, quem deixa para a última hora e quem é correria. Por isso, tente separar as coisas. Se o seu coleguinha é muito legal, mas não está na mesma vibe que você, opte por outro caminho. O Trabalho de Conclusão de Curso já um estresse naturalmente, pela entrega do prazos e a aflição da formatura. Não torne esse período mais difícil, com pessoas que não te agregarão lá no final. Pense: às vezes, seguir o caminho sozinha é a melhor alternativa, afinal, você chegou até aqui assim. Acredite em si mesmo!

giphy-12

#3 Organize-se

Você necessitará de muita organização nessa fase. Planilhas, listas, cadernos… a maneira que preferir. Não deixe acumular as entregas e se dedique. Pense que esse trabalho é essencial para você conseguir o tão sonhado diploma.

giphy-10

#4 Pense em você mesmo

Esse tópico pode parecer egoísta, eu sei. Olhando de fora, parece bobagem, mas você é o protagonista da sua história. Não seja coadjuvante e se deixe levar pelas opiniões dos colegas. Trabalhar em grupo é abrir mão e renunciar de muitas coisas, mas às vezes o seu instinto está certo e você deve segui-lo. Pense em você e o melhor para o trabalho. Lembre-se que é suficiente e que conseguirá conquistar o que deseja.

giphy-8

#5 Preserve sua saúde mental

Antes de tudo: preserve sua autoestima, o amor próprio e a confiança. Não deixe que as pressões façam você desistir. Pode parecer difícil e infinito, mas chega ao fim. Você entregará seu TCC, fique tranquilo. Pode não ser no mesmo tempo que os seus colegas de classe, afinal, cada um tem um tempo próprio. Respeite o seu. 

giphy-9

#6 Peça ajuda

Se tudo isso não funcionar e você estiver pirando, procure ajuda. Seja na universidade, em casa, no estágio… Converse  com alguém e compartilhe seus sentimentos sobre essa fase. Coloque para fora o que está sentindo. Isso te deixará melhor, além de dar outras perspectivas sobre o fato. As brigas e as divergências acontecerão, é natural. Faz parte do processo, mas se estiver extrapolando todos os limites, não tenha medo de recomeçar.

giphy-13

 

E aí? Curtiu nosso post? Aproveita e conta para gente o que achou! Ah, ótimo TCC! 🙂

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X