Como encontrar um bom emprego logo após terminar a faculdade?

Veja aqui algumas dicas sobre como encontrar um bom emprego logo após terminar a faculdade publicado 6 de março de 2017.

Terminar a faculdade é o momento mais esperado por qualquer estudante. O fim de uma jornada que foi trabalhosa e satisfatória. Mas todo fim de jornada marca o início de outra, e o fim da faculdade normalmente marca o início do procura por emprego. Ou seja, é um período marcado por felicidade e também por muita ansiedade!

Não seria bom ter um emprego certo logo depois de sair da faculdade? Isso nem sempre é possível e pode ser muito difícil se você não estiver em um estágio que possa garantir esse emprego. Mas não é impossível! Veja aqui algumas dicas sobre como encontrar um bom emprego logo após terminar a faculdade:

Não aceite qualquer emprego
É compreensível que você esteja desesperado, ainda mais se precisa se sustentar sozinho ou se tem uma família para sustentar. Mas não seja afobado e não se atire na primeira vaga que aparecer. Não precisa procurar pelo emprego perfeito, mas escolha algum que você tenha chances reais de gostar e que pode levar a um bom futuro.

Prepare um bom currículo direcionado para o que você quer e não aceite um emprego que só vai trazer insatisfação. Se você fizer isso, poucos meses depois vai querer sair e, então, o processo vai recomeçar do zero.

Crie uma rede de contatos
Você com certeza já ouviu falar sobre networking e sua importância. Pois ainda na faculdade você deve começar a criar essa rede de contatos. Converse com professores, colegas de classe, alunos de outros cursos e mostre seu valor. Não tenha vergonha de tomar iniciativa e estabelecer um relacionamento. Essas são as pessoas que podem dar boas recomendações no futuro e indicá-lo para alguma vaga.

Também aproveite o tempo na faculdade para participar de congressos, palestras, seminários e qualquer evento que possa levá-lo a aprender mais e conhecer pessoas novas. Isso vai fortalecer muito tanto sua rede de contatos quanto seu currículo.

Otimize suas redes sociais
Não é mito: os empregadores vão pesquisar suas redes sociais. Por isso, é importante ajustá-las para passar uma boa impressão. Não deixe as fotos em festas, com bebida na mão ou muito ousadas, para todo mundo ver. Coloque sua profissão entre seus dados. Compartilhe informações relevantes. Crie uma conta no LinkedIn e cadastre seu currículo. Não se esqueça de mantê-lo atualizado!

Seja paciente
Paciência é vital nesse período de procura de emprego. Pode ser que você consiga uma vaga rápido ou que demore muitos meses. Ficar ansioso e desesperado não vai ajudá-lo em nada. Especialmente durante entrevistas de emprego, se o empregador pensar que você está desesperado, pode achar que não é ideal para a vaga. Lembre-se de que você é capaz e habilitado. Só precisa de uma chance para mostrar!

Entenda suas vantagens
Você pode pensar que ser jovem e inexperiente não apresenta nenhuma vantagem, mas não é bem assim: pessoas jovens são mais adaptáveis, aprendem mais rápido, estão mais dispostas e conseguem entender tecnologias com facilidade. Tire vantagem disso! Nas entrevistas de emprego, mostre essas habilidades e o quanto elas podem ajudar na empresa.

Mesmo que a procura por emprego seja trabalhosa e teste sua paciência, siga em frente e não desista. Se você correr atrás, vai atingir ótimos resultados!

Via Pravaler

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X