Como aprender a aprender?

Vamos dar dicas para você aprender a aprender – seja a matéria da faculdade ou uma nova função no trabalho! publicado 16 de fevereiro de 2017.

Seja em escolas, faculdades ou mesmo no ambiente de trabalho, vemos muitas pessoas que têm dificuldades para aprender. Às vezes estudamos muito, mas a matéria não entra na cabeça. O chefe explica de novo sua tarefa, mas você não consegue compreender mesmo assim. A prova de recuperação não é mais fácil do que a primeira prova, mesmo que você tenha tido mais tempo para revisar.

O problema é que em nenhum momento somos ensinados a aprender. Não sabemos como estudar, como nos concentrar, quais técnicas usar para lembrar aquele conceito, como aplicar a matéria no dia-a-dia ou como decorar os passo-a-passo das tarefas. Por isso, vamos dar dicas para você aprender a aprender – seja a matéria da faculdade ou uma nova função no trabalho!

Mude sua concepção de aprendizado

Se sua concepção de aprendizado é decorar o que os outros dizem ou o que está escrito nos livros, pense de novo: aprender significa mudar de atitude diante de uma nova informação. Se você não consegue aplicar o conhecimento, você ainda não o aprendeu!

Aprenda de jeitos novos

O aprendizado pode estar em qualquer lugar, não só na sala de aula ou na empresa. Você pode aprender matemática com seu pai, consertando o carro, ou com sua mãe, fazendo o orçamento doméstico. Você pode aprender história com as histórias do seu avô ou assistindo a um filme. Muitas pessoas aprenderam inglês jogando videogame. O aprendizado está em todos os lugares!

Tente também ensinar

Ensinar é uma forma muito efetiva de aprender, porque você precisa realmente entender do assunto para ensiná-lo. Quando se propor a ensinar para alguém, você vai se esforçar mais para compreender o que precisa ser ensinado. Além disso, a troca de conhecimentos entre professor e aluno ensina muito!

Descubra quando você é mais produtivo

Apesar de as aulas da escola serem normalmente pela manhã, muitas pessoas aprendem melhor à noite ou à tarde. Você precisa descobrir quando produz melhor! O melhor jeito de fazer isso é testando. Acorde mais cedo um dia para estudar e, no outro, estude tarde da noite. Você vai perceber quando seu cérebro responde melhor.

Utilize técnicas de concentração

Se a sua dificuldade é se concentrar, existem muitas técnicas que podem ser usadas. Praticar meditação é uma ótima maneira de se focar melhor, tanto nos estudos quanto no trabalho. Você pode também usar a técnica Pomodoro, que consiste em programar pausas no tempo certo para produzir mais e melhor.

Peça ajuda

Muitas pessoas se envergonham de pedir ajuda, mas esse é um excelente método para aprender melhor. Quando você aprende com alguém ao lado, se sente mais motivado e consegue absorver melhor o assunto. Além disso, discutir o assunto com alguém pode levar a novas descobertas!

Aprender a estudar – ou aprender a aprender – é algo que você sempre vai precisar. Mesmo quando passar da faculdade ou da fase de treinamento da empresa, não se engane: o aprendizado não para por aí! O mundo sempre oferece mais e mais oportunidades de aprender e, se você for esperto, não vai desperdiçá-las.

Via Pravaler

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X