#GuiadeCarreira – Ciências contábeis: como gerenciar contas de empresas

Despesas, lucros, controle de receitas e bens patrimoniais publicado 31 de julho de 2017.

Despesas, lucros, controle de receitas e bens patrimoniais. Algumas das coisas rotineiras no dia a dia de um contador. Se você gosta de números e se interessa em cuidar de contas de pessoas físicas ou jurídicas, esse post foi feito para você. Para entender mais sobre a área, conversamos com o Prof. Flavio Roberto Mantovani, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O que um jovem precisa curtir para cursar ciências contábeis?

A contabilidade comunica o negócio através de relatórios incluindo textos e números. Gostar ou não de métodos quantitativos faz pouca diferença. O importante é pensar e investir numa profissão que permite inúmeras oportunidades de emprego e carreira.

Quais são as principais disciplinas na graduação?

Durante o curso o aluno terá a oportunidade de participar de componentes curriculares que discutem e abordam temas de formação geral, como sociologia, comportamento organizacional, ciências sociais, além dos componentes específicos da contabilidade na elaboração das demonstrações financeiras e da contabilidade para tomada de decisões.

Quais os principais segmentos na contabilidade que ele pode colaborar depois de formado?

São inúmeras as possibilidades. O jovem pode ingressar na empresa e construir sua carreira até chegar ao topo da pirâmide. Essa trajetória também pode ser vista nas empresas de auditoria, bancos, seguradoras, e também em instituições governamentais, como é o caso do auditor fiscal da receita federal. Além disso, se o jovem for empreendedor poderá abrir o seu próprio negócio e prestar serviços contábeis para outras empresas.

Gerenciar recursos financeiros e patrimônios das entidades é algo muito desafiador. Como esse jovem deve lidar com isso ao entrar na faculdade?

De uma maneira bem tranquila. O conhecimento é construído de forma gradual e sistêmica proporcionado ao aluno o aprendizado e a retenção do conhecimento. Saber que exercer a atividade de contador proporciona ao colaborador ser a pessoa mais bem informada sobre os negócios da empresa é muito legal.

Você pode definir brevemente sobre contabilidade fiscal, trabalhista e pública?

A contabilidade fiscal auxilia o contador a fazer o planejamento e parte operacional dos tributos em geral, como o registro e apurações de valores a pagar e receber, preencher formulários próprios, etc. A contabilidade trabalhista é aquela voltada para a folha de pagamento das empresas. Faz o registro dos salários, encargos sociais e benefícios ao trabalhador. Já a chamada contabilidade pública é aquela voltada para atender as necessidades das três esferas do governo.

Há uma simulação durante a graduação sobre a prática da profissão?

É através do sistema contábil que os contadores conseguem fazer os relatórios financeiros e verificar a evolução patrimonial. Um bom desenho desse sistema pode reduzir muito os recursos para atender as demandas solicitadas. No processo formal de abertura da empresa, que é normalmente realizado por meio de um contrato ou estatuto social, não é necessário o serviço do contador, embora, por estar familiarizado com os procedimentos pode ajudar nesse mérito. Mas, a partir do funcionamento da empresa, é preciso contar com os serviços de contabilidade. Esse processo é discutido na disciplina de processo contábil.

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X