A carta de apresentação perfeita

Já te pediram carta de apresentação e você não faz ideia de como fazer? Veja as dicas e aprenda a fazer uma carta perfeita! publicado 14 de dezembro de 2016.

Qual é a fase do processo de seleção para emprego que é mais estressante? Responder a esta pergunta não é uma tarefa fácil e acrescentar uma carta de apresentação a esse conjunto parece ainda pior, mas aqui ficam algumas dicas para que possa usar essa carta a seu favor e ter sucesso.

REGRAS BÁSICAS

Escreva no máximo três parágrafos com três ou quatro frases cada um. Caso se candidate por e-mail, copie a carta de apresentação no corpo do e-mail para que o(a) recrutador(a) possa ler imediatamente. Leia uma, duas, três… quantas vezes forem necessárias para garantir que não haja nem um único erro ortográfico.

AS SAUDAÇÕES

Faça um trabalho ao estilo Sherlock Holmes para descobrir o nome da pessoa responsável pelo recrutamento e não seja genérico escrevendo “Caro(a) Recrutador(a)”.

PARÁGRAFO 1: PEQUENO NOTÁVEL

Quando se escreve uma carta de apresentação não é necessário deixar o melhor para o final: na verdade, a primeira frase pode destacar ou destruir a sua candidatura à vaga. Não gaste caracteres preciosos dizendo o óbvio (o seu nome e que está se candidatando ao emprego xyz) no primeiro parágrafo. Surpreenda-os com uma primeira impressão que explica não só porque está super entusiasmado(a), mas também porque é a pessoa certa para a vaga.

PARÁGRAFO 2: HORA DE BRILHAR

Você se considera especial, não é mesmo? Esse é um bom momento para provar isso. Destaque suas realizações, mostre suas habilidades e faça propaganda do seu conhecimento. Não repita o seu currículo nessa parte, mas sim o aumente e conte uma história, já que pode usar frases completas. Escreva num tom amigável e convidativo que te permita mostrar o seu entusiasmo e a sua personalidade – se arrisque mas seja humilde.

anigif_enhanced-21705-1401225085-13

PARÁGRAFO 3: FAÇA A LIÇÃO DE CASA

Pesquise e personalize a sua carta de apresentação. Pesquise informações sobre a empresa, o departamento e a posição para a qual vai – pesquise por toda a internet se for preciso, incluindo redes sociais e LinkedIn dos funcionários dessa empresa. Após isso, não tenha medo de mostrar que é um especialista apaixonado e que não se limita a “copiar” e “colar”. Aproveita esse momento para fazer a transição para a sua frase final.

CONCLUA COM IMPACTO

Feche, resumindo em uma frase, dizendo porque você e o trabalho em questão foram feitos um para o outro.

FORMALIDADES FINAIS

Claro que está ansioso(a) para falar mais sobre você na entrevista, e chegará esse momento, porém foque no que é importante no momento, faça um texto sucinto se colocando à disposição para novos contatos e para fornecer maiores informações.

ATENCIOSAMENTE,

Não se esqueça de colocar o seu nome aqui.

Ah, a carta deu certo e te chamaram pra entrevista? Já clica aqui e descubra como falar sobre as suas fraquezas para o recrutador!

Via EF English Live

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X