5 dicas para manter o equilíbrio entre a vida e os estudos

Como encontrar seu ponto de equilíbrio? Nós damos algumas dicas publicado 16 de fevereiro de 2017.

Encontrar um ponto de equilíbrio é uma tarefa que nem todos conseguem realizar. Temos que conciliar muitos âmbitos ultimamente: dar atenção à família, passar um tempo com os amigos, cuidar de nós mesmos, estudar, trabalhar e ser um membro ativo da sociedade. Ou seja, todos temos que ser multitarefas.

O problema é que são sempre muitas coisas e nem a pessoa mais multitarefa pode fazer tudo. Sendo assim, como encontrar seu ponto de equilíbrio? Nós damos algumas dicas.

1 – Planeje seus estudos

Planejamento é essencial para saber o que você tem que fazer e o que pode fazer. Você precisa estudar e, para isso, precisa saber o que estudar. Separe um tempo do seu dia para fazer esse planejamento, descobrindo as matérias que deve revisar, livros que tem que ler e atividades para resolver. Depois, crie sua meta de estudos para o dia, semana ou mês. Em quanto tempo você quer aprender? Até quando pode estudar?

E não se esqueça de incluir pausas em seu planejamento. Não pense que estudar por quatro horas sem parar vai aumentar seu desempenho. Você só vai ficar mais cansado – e um cérebro cansado não consegue guardar nada! Lembre-se disso e programe seus intervalos.

2 – Tenha prioridades

Ter prioridades, nesse caso, significa saber o que fazer na hora dos estudos e em qualquer hora do dia. Priorize o que você tem que estudar mais e o que tem que estudar primeiro para potencializar suas horas de estudos. Isso vai ajudá-lo a não desperdiçar tempo no que pode ser resolvido rápido.

Já nos momentos livres, você deve priorizar o que fazer. Decida o que é mais importante: socializar com o pessoal da faculdade ou dormir bem? Ver sua família ou ir à academia? Essas prioridades podem acabar mudando, mesmo se for de um dia para o outro. Não se preocupe: algumas coisas sempre vão ser mais importantes, e não há problema nisso.

3 – Não deixe de ver quem você ama

A vida social é a primeira coisa que os estudantes deixam de lado quando precisam se focar nos estudos, mas não é algo que você deve abandonar com frequência e nem por períodos longos. Conversar com sua família e com seus amigos, seja para desabafar ou para contar coisas engraçadas, é uma forma de relaxar e de se manter são para continuar seus estudos.

Uma boa dica é controlar sua vida social como controla seus estudos. Crie um tempo, diário ou semanal, para ligar para os pais, sair com os amigos, ir a festas ou conhecer novas pessoas. Mesmo que seja uma hora por semana, já vai fazer diferença no seu humor e tirar sua cara dos livros.

4 – Tenha um hobby

Ter um hobby é uma ótima maneira de se desligar dos seus estudos, se divertir e praticar algo que o faz feliz. O hobby pode ser ler, assistir séries de televisão, fazer trabalhos manuais, cozinhar ou qualquer coisa que o deixe animado e que não esteja relacionada diretamente com seus estudos.

Muitos estudantes pensam que devem abdicar dessas atividades para serem melhores, mas a verdade é que ter um hobby ajuda na sua concentração, na capacidade de realizar tarefas e na sua sanidade mental!

5 – Cuide de sua saúde

Para continuar estudando com foco, força de vontade e boa memória, você tem que cuidar da saúde. Durma por tempo suficiente, alimente-se com comida de boa qualidade e bom valor nutritivo, pratique exercícios físicos regularmente. Essas atitudes, ainda que pareçam triviais, são essenciais para que você se mantenha sempre em forma e para que tenha forças na hora de resolver os problemas mais difíceis!

Estudar e manter uma vida equilibrada por parecer difícil, mas compensa. Não se esqueça de que, antes de ser um estudante, você é um ser humano!

Via Pravaler

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X