4 dicas para não se desesperar durante a busca por emprego

Vamos dar algumas dicas para que você não se desespere e consiga procurar emprego com mais tranquilidade! publicado 16 de fevereiro de 2017.
Procurar emprego com certeza não é fácil. Você precisa entregar currículos, ir a entrevistas e esperar por retorno. A busca pode demorar semanas, meses e, em alguns casos, até mesmo mais de um ano. Por isso, é quase impossível não sucumbir ao desespero quando os currículos não são respondidos.

Mas entrar em desespero não vai ajudar em nada e você só vai se estressar mais, o que pode influenciar muito em sua busca. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você não se desespere e consiga procurar emprego com mais tranquilidade!

1 – Aprenda a ouvir “não”

Durante sua procura, você vai ouvir “não” muitas vezes. Algumas dessas vezes serão por telefone, outras serão por e-mail e outras serão simplesmente sendo ignorado depois de enviar seu currículo. Você não pode levar essas negativas como um sinal para desistir! Mesmo depois de ouvir “não” muitas vezes, o caminho é continuar tentando e enviando currículos.

Aproveite todas as oportunidades que surgirem, mesmo que não sejam o seu emprego dos sonhos, e adquira a experiência que puder. Lembre-se de que ir em mil entrevistas de emprego que não resultam em nada vai ajudá-lo a se preparar para a entrevista de emprego que vai levar ao trabalho ideal!

2 – Tenha um plano

Apesar de poder procurar emprego em qualquer lugar, para qualquer cargo disponível, é essencial que você se planeje e foque em uma área de cada vez. Quando o empregador pegar seu currículo, ele deve ler um currículo focado, que busca uma vaga específica, e não qualquer vaga do mundo. Pense no trabalho que você quer e construa um currículo para ele.

E se não der certo? Tenha um plano B. Escolha outra área ou vaga e faça um novo currículo para isso. Envie-o para os empregadores ao mesmo tempo em que executa o plano A. Não deixe nenhuma oportunidade de fora, mas mostre através de seus currículos que está concentrado em cada uma.

3 – Organize sua rotina

Ter uma rotina organizada é o melhor jeito de saber o que você faz com o seu tempo e o que devia estar fazendo. Por isso, separe um tempo do seu dia para procurar empregos, outro para mandar currículos, outro para assistir palestras e fazer cursos que vão ajudá-lo a ser um profissional melhor.

Ter essa rotina organizada vai fazer com que você se sinta no controle da situação, mesmo que ainda não tenha um emprego. Você vai mostrar a si mesmo que é responsável e pode lidar com essa busca sem desmoronar.

4 – Ative seu networking

Esse é o momento de buscar todas as referências e contatos que podem ajudá-lo a conseguir um novo emprego. Se você já trabalhou antes, converse com ex-colegas, funcionários e chefes, para descobrir se eles não conhecem uma vaga que você pode complementar.

Se você nunca teve um emprego, é válido falar com ex-professores e amigos, dizer que você está procurando um emprego nessa área e que adoraria se eles avisassem caso saibam de uma oportunidade. Não tenha vergonha de pedir ajuda! Você pode conseguir um emprego e aumentar sua rede de contatos!

Nunca se envergonhe de estar procurando um emprego: quase todos nós estamos, seja porque estamos desempregados ou queremos sempre algo melhor. Lembre-se de que o estresse não vai fazer o trabalho para você. Boa sorte!

Via Pravaler

Valeu! Agora você estará sempre por dentro do mundo Brodda!

Clique aqui para fechar! X